O meu destino novamente foi uma ilha, mas dessa vez uma belíssima ilha, a Ilhabela, no litoral norte de São Paulo. Também conhecida como “Capital da Vela”.
Recebi o convite de meu amigo Sr Leopoldo. Proprietário do excelente Hotel Pousada Praia do Portinho e presidente da Associação Comercial da Ilhabela para passar alguns dias por lá.
Aproveitei e agendei uma visita à Secretaria de Turismo da ilha. Como alguns sabem eu também estou como Secretário de Turismo de Iporanga.
Ilhabela está localizada no litoral norte de SP, em frente à São Sebastião. Saí de Iporanga, onde moro e segui pelo litoral, passando por Santos, Guarujá e Bertioga. Foram em torno de 6 horas de viagem. Dei uma parada em Santos na minha oficina favorita, na Mundo Offroad, para uma revisão rápida na minha pick-up e logo segui viagem.
Há necessidade de pegar uma balsa para entrar na ilha. A fila demorou em torno de 20 minutos. A ansiedade era grande e calor também. Isso era bom: desejo se se aventurar pelo novo destino e o calor que era mais do que bem vindo.
Num dos dias me aventurei de verdade e fui até a Praia de Castelhanos. Para isso eu tive que pegar a estrada parque que corta todo o Parque Estadual da Ilhabela. Meu carro é alto e 4×4. Mesmo assim se o dia estiver sem chuva é possível se aventurar com algum veículo mais baixo.
A Praia de Castelhanos é mais isolada. Lá vivem alguns caiçaras (comunidade tradicional). Lembrou e muito as praias do sul (Ilha Comprida e Marujá – Cananéia).
Levem repelente à irem até a Praia de Castelhanos. Se o seu carro for muito baixo na ilha há vários operadores que oferecem pacotes de visita à praia em jeeps. Pelo que notei eles fazem um trabalho muito legal e os veículos são todos preparados para transportar os visitantes com segurança.
A receptividade no local é algo maravilhoso. Todos respiram e pensam no turismo, no bem receber o tempo todo.
As meninas da Secretaria de Turismo, a Gina e a Eunice são simpáticas demais. Nossa conversa e troca de conhecimento foi muito produtiva.
O Sr Leopoldo do Hotel Pousada Praia do Portinho é um exemplo de empreendedor e seu hotel até hoje o melhor exemplo de hotelaria sustentável que conheci. Hospedar-me no seu hotel foi motivo de orgulho.
Voltarei à ilha. Isso é uma certeza. Até porque um grande amigo de infância hoje mora por lá com esposa e filho. Ah, tem outro casal, recém casados, amigos das cavernas vivendo por lá também. Além de alguns fotógrafos conhecidos. Hoje entendo porque escolheram a Capital da Vela para morarem.
Comentários, dúvidas ou novas dicas é só me escreverem.
Novamente um agradecimento ao amigo Sr Leopoldo e às meninas da Secretaria de Turismo de Ilhabela.
Abraços e curtam mais algumas imagens dessa viagem:
Link para a página do Hotel Pousada Praia do Portinho: http://www.pousadapraiadoportinho.com.br/
Sigam no Instagram: @retratoseroteiros
Deixe um comentário